Ideia

  VOLTAR

Conscientização do uso de drogas em escolas.


O seguinte projeto tem como proposta um reforço no PROERD, pois tal é aplicado apenas no 5° ano escolar, mas é comum que a vida nas drogas se inicie na adolescência, mais especificamente, na faixa etária dos 16 anos. A ideia apresentada é baseada na realização de um curso, que deve ser incluso no ensino médio de redes particulares e públicas. O projeto deverá ser apresentado por assistentes sociais, contendo apoio psicológico o qual será ofertado por profissionais resultando na melhor compreensão e consequentemente ajuda na conscientização e possivelmente questões pessoais que poderiam resultar no vício posterior de narcóticos.

Aula 1: Introdução às drogas; será explicado como tais afetam a sociedade e saúde.
Uma breve aula teórica, explicando os malefícios e riscos ao organismo.
Dinâmica com imagens de dependentes químicos: as fotos serão mostradas, e ao alunos devem dizer o que acham que aconteceu com o indivíduo para que ficasse em tal estado.
Aula 2: conscientização sobre as drogas
Será feito um debate, no qual os alunos apresentarão seus posicionamentos sobre o tema, em seguida, o mestre o mestre deve completar de acordo com suas próprias vivencias e orientações sobre o tema. Todos devem se sentir inclusos e ouvidos, para que possam se expressar e receber a orientação correta.
Aula 3: Conversa com o psicólogo:
O profissional deve abordar de maneira didática, porém séria sobre como as drogas afetam psicologicamente o usuário, e alertará de forma que o jovem entenda os malefícios da dependência química.
Aula 4: Roda de conversa:
Será feita uma roda de conversa em grupo com todos da sala, liderada pelo psicólogo, na qual todos devem compartilhar suas frustrações, medos, angústias etc. O jovem deve se sentir à vontade e acolhido. O profissional, então irá compreender a cabeça do adolescente, e conforme sua realidade será possível a oferta de ajuda e apoio da melhor maneira possível.
Aula 5: Aula Prática nas casas de apoio ou em centros de reabilitação:
Os alunos serão direcionados à uma casa de apoio ou centro de reabilitação, de forma que tenham acesso e conversas com ex usuários de drogas, será, então melhor compreendido por tais os malefícios do vício. A visita deve ocorrer de maneira segura, não apresentando risco aos visitantes ou aos indivíduos em reabilitação.
Aula 6: Fechamento:
Será feita uma conclusão em classe, retomando os assuntos abordados; além disso, os alunos que se sentirem confortáveis devem compartilhar como foi a jornada em sua visão, além disso, receberão um diploma do curso.

Ideia proposta por: Mariana Ferraz da Silva Rodrigues - Portal das Colinas - Guaratinguetá/SP

Data limite para receber 4600 apoios: 02/06/2026