LEI Nº 3565, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001

 

Dispõe sobre o Plano Plurianual de Governo do Município, para o período de 2002/2005

 

O Prefeito do Município de Guaratinguetá: Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Artigo 1º Em cumprimento ao disposto no art. 165, § 1º, da Constituição Federal, fica instituído o Plano Plurianual do Município de Guaratinguetá, para o período 2002/2005, na forma dos anexos I, II e III desta Lei, que será executado nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de cada exercício e dos respectivos Orçamentos Anuais.

 

Artigo 2º O Plano Plurianual do Município de Guaratinguetá terá por escopo, dentre outras metas:

 

I - garantir a manutenção dos investimentos públicos já realizados em áreas sociais consideradas prioritárias pela Administração;

 

II – garantir o direito e o acesso a programas habitacionais, à população de baixa renda;

 

III – assegurar aos alunos das escolas municipais o aperfeiçoamento das condições de ensino;

 

IV – criar condições para o desenvolvimento sócio-econômico do Município, objetivando o aumento do nível de emprego e a melhoria da distribuição de renda;

 

V – realizar campanhas para a solução de problemas sociais de natureza temporária, cíclica ou intermitente, que possam ser debelados ou erradicados por esse meio;

 

VI – integrar os programas municipais com os do Governo Estadual e do Governo Federal.

 

VII – modernizar e racionalizar as atividades da Administração Pública Municipal.

 

Artigo 3º A Lei de Diretrizes Orçamentárias de cada exercício financeiro indicará os programas prioritários a serem incluídos no Projeto de Lei Orçamentária anual.

 

Artigo 4º O Plano Plurianual poderá ser alterado durante o período de execução, mediante lei específica, de iniciativa do Poder Executivo, desde que indique a existência de recursos necessários para tal.

 

Artigo 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, aos dezenove dias do mês de dezembro de 2001.

 

FRANCISCO CARLOS MOREIRA DOS SANTOS

PREFEITO MUNICIPAL

 

JOÃO CARLOS BARBOSA DA SILVEIRA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA FAZENDA

 

MARIANO GARCIA RODRIGUEZ

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

Publicada nesta Prefeitura na data supra. Registrada no Livro de Leis Municipais nº XXXIII.

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.

 


 

ANEXO I

PLANO PLURIANUAL

 

Período 2002/2005

 

Estrutura Orçamentária

(Redação dada pela Lei nº 3.689/2003)

ÓRGÃO

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA

ESPECIFICAÇÃO

01

 

 

01.10

CÂMARA MUNICIPAL

Secretaria da Câmara

02

 

02.01

02.02

02.03

02.04

02.05

CHEFIA DO EXECUTIVO

Gabinete do Prefeito e Dependências

Fundo da Criança e do Adolescente

Junta do Serviço Militar

Fundo Social de Solidariedade

Defesa Civil

03

 

03.01

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

Secretaria e Dependências

04

 

04.01

SECRETARIA DA FAZENDA

Secretaria e Dependências

05

 

05.01

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

Secretaria e Dependências

06

 

06.01

06.02

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

Secretaria e Dependências

Fundo Especial de Despesa C.E.P.M.

07

 

07.01

07.02

07.03

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

Secretaria e Dependências

Serviço de Obras Públicas

Serviço de Serviço de Prevenção e Combate a Incêndio - Bombeiro

08

 

08.01

08.02

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

Secretaria e Dependências

Fundo Municipal de Trânsito

09

 

09.01

09.02

09.03

09.04

09.05

09.06

09.07

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Secretaria e Dependências

Ensino Fundamental

Serviço de Merenda Escolar

Serviço de Cultura

Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental

Educação Infantil – Creche

Educação Infantil – Pré-Escola

10

 

10.01

SECRETARIA DE ESPORTES

Fundo de assistência ao Desporto Amador

11

 

11.01

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

Fundo Municipal de Turismo

12

 

12.01

12.02

SECRETARIA DA SAÚDE

Secretaria e Dependências

Fundo Municipal de Saúde

13

 

13.01

SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

Secretaria e Dependências

14

 

14.01

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

Secretaria e Dependências

 

 

ANEXO II

PLANO PLURIANUAL

Pe­ríodo 2002/2005

 

Objetivos

Metas

Órgão Executor

 

01 - CÂMARA MUNICIPAL

01.01 - Reequipar as Instalações do Le­gislativo.

Dotar a Câmara Municipal de móveis e equipamentos, no sentido de melhorar as condições de trabalho do Legislativo.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.02 – Capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem profissio­nal.

Qualificar funcionários e assessores da Câ­mara para melhorar desempenho de suas funções

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.03 – Realização de Concurso Público e/ou chamamento dos aprovados.

Complementação de vagas eventualmente abertas por desistências e/ou demissões, bem como não preenchimento em concursos anteriores.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.04 – Aquisição de livros técnicos pelas Diretorias.

Melhorar o acervo da Câmara Municipal.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.05 – Firmar con­vênios com Universi­dades, entidades aca­dêmicas e fundações em geral, para pro­moção de estágio, bem como para desenvolver trabalho técnico-científico.

Melhoria na qualidade de atendimento e dos serviços.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.06 – Aquisição, reforma e reparos da frota de veículos.

Melhorar a divulgação dos trabalhos dos Vereadores para a população.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.07 – Divulgação das Sessões Plená­rias através de radio­difusão e radio­transmissão.

Melhorar a divulgação dos trabalhos dos Vereadores para a população.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.08 – Conserva­ção, reforma e rees­tilização das instala­ções.

Melhorar as condições de funcionamento da Câmara.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.09 – Contrata­ção de serviços técnicos especiali­zados de in­formá­tica.

Atualização dos softwares e manutenção do Hardware visando a modernização dos ser­viços de controle interno e externo do legis­lativo.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.10 – Ampliação do Edifício-Sede da Câmara Municipal.

Construção, em ampliação do Edifício-Sede, conforme projeto a ser elaborado.

CÂMARA MUNICIPAL

 

 

01.11 – Estudo de um novo Edifício-Sede da Câmara Municipal.

Contratação de um projeto completo, pronto para iniciar licitação da construção do novo Edifício-Sede, para abrigar o Poder Legis­lativo em terreno doado pela municipali­dade.

CÂMARA MUNICIPAL

 

01.12 – Construção de um novo Edifício-Sede para a Câmara Municipal.

Construção de um novo Edifício-Sede, con­forme projeto elaborado para atender as ne­cessidades do Poder Legislativo, em área doada pela municipalidade.

CÂMARA MUNICIPAL

 

02 - CHEFIA DO EXECUTIVO

02.01 – Construção e Instalação do Paço Municipal.

Proceder estudos visando a construção do Paço Municipal em condições de abrigar to­das as unidades administrativas de forma a adequar tanto para a evolu­ção dos serviços internos quanto para a atendimento da po­pulação.

O novo prédio deverá ser construído em área nobre de fácil acesso à comuni­dade com es­paço destinado à construção do prédio da Câmara Municipal.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

02.02 – Reequipar as Instalações do Gabi­nete.

Equipar as várias unidades administrati­vas da Prefeitura visando a moderniza­ção dos serviços.

GABINETE DO PREFEITO

02.03 – Assistência Social.

Implementar a política de Assistência Social de forma integrada às políticas setoriais, vi­sando o enfrentamento à pobreza, a garantia dos mínimos sociais, ao provimento de con­dições para tender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

02.04 – Assistência Social.

Assegurar à criança e ao adolescente em conjunto com a família, à sociedade e o Município com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à profissi­onalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à con­vivência familiar e co­munitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negli­gência, discrimina­ção, violência, crueldade e opressão, nos das políticas municipais, indi­cadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais políti­cas existentes no Município.

FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

 

 

 

 

Verbas específicas de con­signação orçamentária.

02.05 – Assistência ao Idoso.

Promover a assistência ao idoso através de mecanismos que melhor atendam a essa faixa etária.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE E SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

02.06 – Assistência ao Deficiente.

Promover a assistência ao deficiente através de mecanismos que melhor atendam a essa parcela da população.

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE E SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

 

03 - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

03.01 – Informa­ções geográficas munici­pais.

Implantação de sistema de informações geo­gráficas municipais através de geo-proces­samento e geo-referenciamento.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.02 – Revisão de legislação especí­fica.

Revisão das diretrizes da Lei de Uso, Ocu­pação e Parcelamento do Solo.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.03 – Planeja­mento e Gerencia­mento de Bairros.

Implantar as diretrizes de planejamento e gerenciamento de bairros.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.04 – Sistema Viá­rio Urbano e Rural.

Desenvolver projeto de ampliação de sis­tema viário.

Implantar sistema de hierarquização do sis­tema viário urbano e rural.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.05 – Gerencia­mento Ambiental.

Implantar diretrizes para legislação mu­nici­pal de gerenciamento ambiental.

Coordenar programas de educação am­bien­tal.

Promover treinamento de agentes ambi­entais de áreas de proteção ambiental.

Mapea­mento, fiscalização de agentes poluidores e controle ambiental.

Coordenar programas de recomposição ve­getal das margens do Rio Paraíba e Ribei­rões de contribuição.

Reposição de matas ciliares.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.06 – Conserva­ção de Energia e Recur­sos Naturais.

Programas de combate ao desperdício de energia.

Incentivo à utilização de energias alter­nati­vas.

Implantar diretrizes para conservação de energia e recursos naturais.

Promover cursos de capacitação e trei­na­mento.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.07 – Treina­mento e Recicla­gem Profis­sional.

Promover contínuo treinamento e reci­clagem profissional do pessoal colabo­rador da Se­cretaria.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.08 – Equipa­men­tos e Progra­mas de Microin­formática.

Promover contínua atualização de equi­pa­mentos e programas de microinfor­mática da rede que serve o público in­terno da Secreta­ria.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.09 – Equipa­men­tos urbano-comunitá­rios.

Desenvolver projetos padrão para equi­pa­mentos urbano-comunitários, quais sejam: creches, pré-escolas, escolas de primeiro e segundo grau, unidades bási­cas de saúde, associações de bairros, parques municipais, quadras poliesporti­vas e outros.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.10 – Revitaliza­ção do Centro.

Projeto de revitalização do centro, Res­taura­ção da Estação Ferroviária e Mercado Mu­nicipal, implantação de calçadões, reforma de praças e outros.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.11 – Transporte Coletivo Urbano.

Implantar Terminal de Integração de li­nhas de ônibus urbano com sistema de câmara de compensação. Desenvolver projeto de sis­tema de comunicação vi­sual para informa­ção das linhas e de mobiliário urbano para abrigos e pontos de parada.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.12 – Desenvol­vi­mento Industrial.

Implantação de Pólos Industriais para pe­quenas e médias indústrias. Criação de Condomínios Industriais. Adequação da Lei de Uso e Ocupação do Solo para criação de novas áreas industriais.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.13 – Centro Cí­vico.

Desenvolver Plano Diretor para im­plantação do Centro Cívico com a construção do Paço Municipal e Parque Municipal.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.14 – Recinto de Exposições.

Elaborar projeto de revitalização do Re­cinto de Exposições “Manoel Soares de Aze­vedo”.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.15 – Terminal de Cargas.

Implantar Terminal de Cargas.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.16 – Malha Ci­cloviária.

Implantar Malha Cicloviária.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.17 – Desenvol­vi­mento do Setor Ter­ciário.

Promover o fortalecimento do setor Ter­ciá­rio criando áreas específicas e pro­movendo o comércio local.

Capacitação de mão-de-obra do setor de comércio e serviços.

Estabelecer convênios com Universida­des e Serviços.

Promover a criação de novos cursos nas Universidades já existentes.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.18 – Patrimônio Histórico.

Promover/criar incentivos à preservação e/ou recuperação do Patrimônio Histó­rico.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.19 – Adequação à nova legislação de trânsito.

Colaborar com os trabalhos de revisão das sinalizações horizontais e verticais, progra­mas de educação, relacionados à nova le­gislação de trânsito.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.20 – Reduzir o déficit habitacional e promover remo­ção de populações de área de risco.

Estudos e projetos de conjuntos habita­cio­nais.

Aquisição de áreas para viabilização de construção de unidades habitacionais.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

03.21 – Construção de Centro de Conví­vio.

Construção de uma sede para instalação do Centro de Convívio da Terceira Idade.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

 

04 - SECRETARIA DA FAZENDA

04.01 – Reequipar a Secretaria da Fa­zenda.

Dotar a Secretaria dos equipamento ne­ces­sários ao desempenho das suas ativi­dades visando a melhoria das condições de traba­lho, do atendimento ao público e do controle do Almoxarifado Central.

SECRETARIA DA FAZENDA

04.02 - Controle in­terno.

Realizar a escrituração contábil, finan­ceira, orçamentária, operacional e patri­monial do Município, no sentido de observar os princí­pios da legalidade, le­gitimidade, economici­dade e aplicação das subvenções e renúncia das receitas, nos termos dos artigos 31 e 70 da Constituição Federal.

SECRETARIA DA FAZENDA

04.03 - Recadas­tra­mento Imobiliá­rio e Fiscal.

Promover o recadastramento imobiliário e fiscal, visando à atualização das informa­ções constantes do Cadastro Municipal, no sentido de possibilitar maior justiça fiscal nos lan­çamentos e cobranças de tributos.

SECRETARIA DA FAZENDA

04.04 – Reciclagem e Treinamento de todo Pessoal.

Melhorar as condições de trabalho e mão-de-obra, aprimorando a racionali­zação dos serviços da Secretaria, especialmente no que concerne ao desenvolvimento das atividades de Fiscalização.

SECRETARIA DA FAZENDA

 

04.05 – Reforma Tributária.

Implantar a Reforma Tributária, promo­vendo aumento da arrecadação municipal.

SECRETARIA DA FAZENDA

04.06 – Incremento de Receitas.

Incrementar as receitas provenientes de transferências correntes, ICMS, FPM, atra­vés de campanha elucidativa de emissão de notas fiscais, revigorando o valor adicionado do Município.

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA

 

05 - SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.01 – Moderniza­ção das Instalações da Se­cretaria.

Modernizar o aparelhamento administrativ­o da Secretaria, reequipando-a com materiais e equipamentos mais eficientes.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.02 - Reciclagem e Treinamento dos Servidores.

Melhoria das condições de trabalho e mão-de-obra, aprimorando e raciona­lizando os serviços administrativos.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.03 – Reforma Administrativa.

Promover a reforma administrativa.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.04 – CIPA.

Instalar a CIPA.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.05 – Saúde do Servidor.

Instituir mecanismos para atendimento ao servidor na área da saúde.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

05.06 – Centro de Treinamento.

Implantar Centro de Treinamento dos Servi­dores, visando o aproveitamento de suas potencialidades, convergindo para melhor desempenho dos serviços.

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

 

06 - SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

06.01 - Reequipar e Modernizar as Ins­talações.

Modernizar o aparelhamento administrativo da Secretaria, aperfeiçoando o seu sistema de informática e ampliando o sistema bibli­ográfico/jurídico.

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

06.02 – Qualificação da equipe técnica da Secretaria.

Mediante a participação de cursos, visando o aperfeiçoamento do profissional na sua área de atuação.

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

06.03 – Implementa­ção de uma política de defesa da cidada­nia.

Atender a população na defesa das prerro­gativas de sua cidadania, salvaguardando o interesse da coletividade.

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

06.04 – Instituição de Programas de Orientação às Se­cretarias Municipais.

Promover a realização de cursos e palestras, visando conscientizar os integrantes das di­versas Secretarias, quanto à necessidade de observância dos procedimentos administra­tivos, inerentes às suas respectivas áreas de atuação.

 

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

06.05 – Loteamentos

Regularizar loteamentos clandestinos.

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

 

07 - SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

07.01 – Vias Ur­ba­nas.

Pavimentar e manter vias urbanas me­lho­rando as condições de tráfego a no­vos bair­ros. Conservar as vias existen­tes, conside­rando a idade atual da pa­vimentação. Construção e manutenção de guias e sarje­tas.

SECRETARIA E DE VIAÇÃO E OBRAS

PÚBLICAS

 

07.02 – Pólos In­dustriais.

Terraplenagem para áreas destinadas aos pólos industriais, proporcionando melhores condições para a implantação de novas in­dústrias.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.03 – Paço Mu­ni­cipal.

Implantar o novo Paço Municipal.

SECRETARIA DE VIAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

 

07.04 – Casas Po­pulares.

Terraplenagem para implantação de ca­sas populares.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.05 – Novas vias.

Implantar novas vias, objetivando a melho­ria do sistema viário no perímetro urbano.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.06 – Novas ci­clovias.

Implantar novas ciclovias, objetivando a melhoria do sistema viário no perímetro ur­bano.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.07 – Galerias de Águas Pluviais.

Construir, substituir e manter galerias de águas pluviais, adequando-as à reali­dade atual e já se prevendo uma expan­são ur­bana.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

 

07.08 – Valas de Proteção de En­costas.

Construir e conservar valas de proteção de encostas, evitando contribuição desorde­nada de águas pluviais a áreas habitadas.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.09 – Estações de Bombeamento e Polders.

Manter estações de bombeamento e polders, evitando-se alagamentos em bairros cuja topografia favorece essa ocorrência.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.10 – Próprios Municipais.

Manter e conservar os próprios munici­pais.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.11 – Calçadas e Praças.

Construir e manter calçadas e praças.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.12 – Equipa­mentos e Veículos.

Ampliar e atualizar frota de equipa­mentos e veículos.

 

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.13 – Pontes e Viadutos.

Construir e manter obras de arte: pontes e viadutos, possibilitando a descentrali­zação da malha viária e melhorando o fluxo de tráfego.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.14 – Núcleos para Educação, Saúde e Lazer.

Dar apoio às Secretarias quanto às obras civis, objetivando desenvolver programas de governo.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.15 – Equipa­mentos.

Adquirir equipamentos para terraplena­gem, drenagem e pavimentação, objeti­vando am­pliar a agilizar o atendimento dos serviços públicos.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.16 – Máquinas e Ferramentas para Oficina.

Adquirir máquinas e ferramentas para ofi­cina mecânica e borracharia.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.17 – Fábrica de Artefatos de Ci­mento.

Reestruturar a fábrica de artefatos de ci­mento.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.18 – Informati­za­ção.

Promover a informatização da secreta­ria, adequando-a às necessidades atuais, ampli­ando e agilizando os serviços pú­blicos.

SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.19 – Infra-estrutura municipal de apoio ao portador de deficiência.

Obras de adequação e infra-estrutura de apoio ao portador de deficiência (eliminação de barreiras arquitetônicas, construção de rampas, rebaixamento de guias e adequação dos edifícios públicos).

SECRETARIA DE VIAÇÀO E OBRAS PÚBLICAS

 

08 – SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.01 – Constru­ção de Praças, Parques e Jardins.

Ampliar as áreas verdes da cidade no sentido de oferecer melhores condições de vida à população.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.02 – Alarga­mento das calça­das nas vias cen­trais da cidade com im­plantação de bol­sões de es­taciona­mento.

Melhorar as condições de tráfego de pe­des­tres na região central da cidade reti­rando das ruas estreitas os locais de es­tacionamentos com destinação de áreas específicas para este fim.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.03 – Implanta­ção de Centros de Lazer nos Bairros.

Implantar nos bairros periféricos pontos de encontro, de referência e de convívio social junto às escolas, praças, parques, playground, igrejas, etc.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.04 – Conser­va­ção e ampliação do Viveiro de Mudas Municipal.

Conservar e ampliar o viveiro municipal para fornecer mudas a serem usadas na ar­borização das praças e parques públi­cos.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.05 – Coleta de Lixo e Limpeza Pública.

Melhorar e ampliar os sistemas de coleta de lixo, varrição de ruas, capina e pintura de guias com o intuito de manter a ci­dade limpa alcançando padrões aceitá­veis de lim­peza e higiene. Incentivar a prática da coleta seletiva, fornecendo orientação e apoio ao desenvolvimento de ações, como o Pro­grama “Amigos do Lixo”.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.06 – Constru­ção de Aterros Sanitá­rios.

Implantar aterro sanitário visando aten­der a demanda projetada para um período de tempo pré-dimensionado.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.07 – Ampliação e manutenção da Iluminação Pú­blica.

Ampliar e manter em conjunto com a con­cessionária, a iluminação pública em áreas municipais tais como: praças, par­ques e áreas verdes municipais.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.08 – Reorgani­zação do Sistema de Transportes Coleti­vos.

Realizar criteriosas avaliações do atual sis­tema de transportes coletivos Munici­pais e Intermunicipais, com base em pesquisa es­pecializada, para verificação da necessidade de abertura de novas li­nhas que atendam a população usuária, de forma atenta, com­petente e humana.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.09 – Conser­va­ção dos cemité­rios e melhoria do Sistema de Se­pultamento.

Implementar estudos para nova organi­zação do sistema de sepultamento com reestrutu­ração dos cemitérios existentes, através de remanejamento, para reutili­zação de áreas resultantes de desapropri­ação para amplia­ção.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.10 – Arboriza­ção da Cidade.

Arborizar vias, praças, jardins e escolas municipais da cidade, bem como ampliar as áreas de lazer.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.11 – Trans­porte Comple­mentar.

Manter e implementar melhorias no trans­porte coletivo de passageiros com­plementar.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.12 – Constru­ção de abrigos para passageiros em vias e logra­douros pú­blicos.

Conservar e ampliar os abrigos de pas­sagei­ros para oferecer melhores condi­ções de se­gurança e conforto para os usuários de transporte coletivo e com­plementar.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.13 – Munici­pali­zação do Trânsito

Gerenciar e monitorar os serviços de trans­portes da malha municipal.

Fiscalizar e controlar o trânsito munici­pal através dos agentes de trânsito.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.14 – Trânsito.

Implantar um “Programa de Educação no Trânsito” na Rede Municipal de En­sino.

Conservar e ampliar as sinalizações ver­ti­cais e horizontais de trânsito.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.15 – Equipa­mentos e Veículos Pesados.

Conservar, ampliar e atualizar a frota de equipamentos e veículos.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

08.16 – Aquisição e Conservação de Equipamentos.

Conservar, ampliar e modernizar equi­pa­mentos de informática e mobiliário.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

 

09 - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.01 – Constru­ção, reforma e am­pliação de prédios escolares destina­dos ao Ensino Fundamental.

Desenvolver em cooperação com o Es­tado a construção de prédios escolares destinados ao Ensino Fundamental (Pri­meiro Grau), a fim de atender à de­manda neste grau de en­sino.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.02 – Instalação de Classes para o En­sino Supletivo.

Buscar a diminuição do índice de analfa­be­tismo no Município com a ampliação do número de classes de ensino suple­tivo, obje­tivando atender à demanda nesse nível de ensino.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.03 – Capacita­ção e reciclagem do Pes­soal Do­cente e Ad­minis­trativo.

Promover curso de capacitação e reci­cla­gem, visando o aprimoramento do pessoal docente, em prol da melhoria do processo ensino-aprendizagem, bem como encontros e reuniões periódicas e orientação técnica, por pessoal especia­lizado, acompanhando e ori­entando o professor no desenvolvimento de seu trabalho pedagógico, bem como o pes­soal do quadro administrativo, buscando a unidade de objetivos e ação.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.04 - Implanta­ção de Centros de Estu­dos para o desenvol­vimento de atividades extra-escolares.

Oferecer condições para a melhoria da qua­lidade do ensino fundamental, no sentido de possibilitar, através de ativi­dades extra-es­colares (como o turismo, trânsito), a forma­ção de educandos ca­pazes de se inserir e atuar no meio social e cultural onde vivem.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.05 – Constru­ção, reforma e am­pliação de prédios escolares de Ensino Infantil de 0 a 6 anos.

Construir, reformar e/ou ampliar prédios es­colares destinados à Educação Infan­til, de modo a aumentar o número de vagas nesse nível de ensino, preferenci­almente nos bair­ros de periferia, objeti­vando melhor atendi­mento da população e a integração da cri­ança à escola, desde seus primeiros anos de vida.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.06 – Oferta de Assistência Ali­men­tar, através da Me­renda Escolar, para­lelamente ao atendi­mento Edu­cacional na Edu­cação Infantil e En­sino Fundamen­tal.

Oferecer assistência alimentar, paralela­mente ao atendimento educacional, não só às crianças atendidas nas unidades de educação infantil, como também às de ensino funda­mental, objetivando seu desenvolvimento harmônico integrado, através da Merenda Escolar.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.07 – Criação e instalação do Ar­quivo Municipal.

Arquivar e proteger documentos históri­cos de interesse municipal para consulta da po­pulação.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.08 – Realização de Obras de Prote­ção e Conservação do Patrimônio Ar­queo­lógico e Ar­quite­tônico do Município.

Promover a restauração e conservação de prédios e sítios de interesse arqueo­lógico e/ou arquitetônico localizados no Município.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.09 – Criação e instalação da Casa do Artista

Criar um espaço cultural destinado, entre outras atividades, ao desenvolvimento das artes em geral.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.10 – Gerencia­mento das ativida­des de preservação do patrimônio his­tórico, cultural, tu­rístico e natural do Município.

Desenvolver atividades que visem ga­rantir a conservação de documentos históricos, cul­turais, turísticos e natu­rais.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.11 – Manuten­ção e/ou ampliação do acervo das Bi­bliote­cas Munici­pais.

Dotar as bibliotecas municipais de equi­pa­mentos de som, imagem e informática para divulgação de materiais de interesse cultural, bem como ampliar seu acervo bi­bliográfico, objetivando incentivar e facilitar o trabalho de pesquisa.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.12 – Manuten­ção e ampliação de convênios para trans­porte escolar e ver­bas para as es­colas.

Manter e/ou ampliar convênio com o MEC e a SEE visando o transporte es­colar dos alu­nos do Ensino Fundamental e o repasse de verbas para as escolas.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.13 – Manuten­ção e ampliação de Cur­sos de Qualifi­cação e Requalifi­cação Pro­fissional.

Ampliar convênios com o SENAI e SESI para manutenção e ampliação de cursos pro­fissionalizantes de curta dura­ção, objeti­vando melhorar as condições sócio-econô­micas da população através da qualificação profissional.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

9.14 – Curso pré-vestibular para 3º Grau.

Implantar e/ou manter em convênio curso pré-vestibular para 3º grau.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.15 – Criação e instalação de um Centro de Atividades Educacionais.

Dotar o Município de um espaço educacio­nal visando o desenvolvimento de atividades de aprimoramento, no campo educacional.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.16 – Criação e instalação de uma nova Biblioteca Municipal.

Construir uma nova Biblioteca Municipal, a ser situada no bairro do Pedregulho, visando atender à demanda local.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

09.17 – Apoio à rea­lização de eventos culturais.

Incentivar e apoiar a realização de eventos e semanas culturais no Município.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

 

10 – SECRETARIA DE ESPORTES

10.01 – Fundo Municipal de Apoio ao Esporte Não Profis­sional

Implementar o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte Não Profissional, com a participa­ção da iniciativa privada e dos poderes pú­blicos, visando o desenvolvimento, elabora­ção e execução dos Projetos Esportivos para nosso Município.

SECRETARIA DE ESPORTES

10.02 – Atendi­mento Comunitário.

Ampliar o atendimento comunitário através da ampliação dos centros de treinamento espor­tivo nos bairros periféricos e rurais.

SECRETARIA DE ESPORTES

10.03 – Praças Es­portivas.

Restauração e manutenção das atuais praças esportivas e construção de novas  unidades poliesportivas..

SECRETARIA DE ESPORTES

10.04 – Participa­ção Representativa.

Manter e incrementar as equipes de competi­ção que representam o Município nos diversos eventos e competições, estimulando a partici­pação de novos atletas e conquistando um es­paço maior no cenário esportivo nacional.

SECRETARIA DE ESPORTES

10.05 – Eventos.

Estimular a realização de eventos e competi­ções esportivas em nosso Município.

Dotar nossa cidade de infra-estrutura para a realização dos Jogos Abertos do Interior e competições do mesmo nível.

SECRETARIA DE ESPORTES

10.06 – Parcerias.

Desenvolver parcerias com a iniciativa pri­vada, Governos Federal e Estadual para a busca de investimentos no setor esportivo, bem como as parcerias locais, tais como Clu­bes, ADCs, Associações de Bairro, etc.

SECRETARIA DE ESPORTES

10.07 – Comunica­ção e Marketing.

Criar, planejar e produzir material para a di­vulgação de nossos eventos esportivos, bem como nossas participações junto a torneios e competições.

SECRETARIA DE ESPORTES

 

11 – SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.01 – Apoiar o Conselho Municipal de Turismo.

Apoiar o Conselho Municipal de Turismo, necessário para o desenvolvimento das ativi­dades turísticas e as parcerias com os Go­vernos Federal e Estadual, o qual, além de gestor de Projetos, elaborará o mapa das pri­oridades, diagnósticos e prognósticos, vi­sando o real desenvolvimento técnico e cien­tífico do Turismo em nosso Município.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.02- Fundo Municipal de Turismo.

Criar o Fundo Municipal de Turismo, exigên­cia para a manutenção e gestão dos investi­mentos financeiros.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.03 – Projeto “Conheça Guara­tinguetá”.

Projeto de implantação da cultura do Tu­rismo, através do “auto-conhecimento” de nossa comunidade, através de atividades e ações em parceria com a comunidade, mos­trando nossa história contemporânea, nosso patrimônio histórico, cultural, turístico e natu­ral.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.04 – Turismo Rural.

Estabelecer parceria com as comunidades ru­rais, criando alternativas de sustentação do homem do campo, ampliando os investimen­tos e estruturas receptivas e serviços, divul­gando as qualidades da vida no campo, quali­ficando mão-de-obra específica.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.05 – Eventos.

Priorizar a realização de grandes eventos como forma de captação de recursos, desen­volvimento da imagem institucional, oportu­nidades e lazer para a comunidade.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.06 – Turismo Religioso.

Desenvolver ações que capitalizem o grande potencial advindo do Turismo Religioso, ade­quando espaços físicos, criando infra-estru­tura adequada à recepção desses turistas.

Desenvolver ações de Comunicação de Marketing para a divulgação dos feitos de Frei Galvão.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.07 – Comunica­ção e Marketing.

Criar, planejar e produzir material para a di­vulgação de nossas potencialidades turísticas, nossos projetos e nossa cidade como referên­cia para investimentos e ações empresariais definitivas ou temporárias.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.08 – Parcerias.

Desenvolver parcerias com a iniciativa pri­vada, Governos Federal e Estadual para a busca de investimentos no setor turístico, bus­cando apoio inclusive de fundos internacio­nais.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

11.09 – Lazer.

Desenvolver atividades de lazer para a comu­nidade.

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

 

12 – SECRETARIA DA SAÚDE

12.01- Constru­ção, ampliação e re­forma das UBS’s existentes.

Construir novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como, modernizar os prédios das já existentes, no sentido de oferecer condi­ções visando melhorar e ampliar a capaci­dade de atendimento. Reformar: AME e o Centro de Saúde.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.02 – Aquisição de equipamentos ambulatoriais, mó­veis e utensí­lios.

Equipar a Unidade do bairro Vista Alegre e demais Unidades a serem construídas ou re­formadas, visando melhores condições de tra­balho e atendimento à população.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.03 – Melhoria da frota de veí­culos.

Promover a manutenção e a reposição da frota de veículos, reestruturando o serviço de transporte para oferecer melhor aten­dimento aos doentes impedidos de loco­mover-se por meios próprios (acamados, sequelados, com patologias de risco, re­moções de urgência e inter-hospitalares).

SECRETARIA DA SAÚDE

12.04 – Garantir a qualidade dos pro­dutos e servi­ços sujeitos à Vi­gilância Sanitária ofertados à po­pulação.

Controlar, fiscalizar os serviços, produtos e substâncias de interesse da saúde. Fisca­lizar os alimentos, águas e bebidas para consumo humano.

Controlar os ambientes sujeitos à Vigilân­cia Sanitária.

Promover e divulgar a educação em Vi­gilân­cia Sanitária.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.05 – Ampliar as ações que pro­porcionam o co­nhe­cimento, a detecção ou pre­venção para com­bater e contro­lar surtos, epide­mias e agravos inu­sita­dos.

Prevenir, controlar e dar assistência aos por­tadores de doenças transmissíveis e crônico-degenerativas, vacinação da po­pulação e pre­venção e controle do câncer e assistência on­cológica.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.06. - Implemen­tação de Programas de Sa­úde e aumento de equipes do Pro­grama de Saúde da Família.

Priorizar a área básica, preventiva e educa­tiva, desenvolver, implementar e criar pro­gramas de saúde da criança e da mulher (Pro­grama de humanização do Pré-natal, Parto e Puerpério), do adulto, do adolescente, do idoso, saúde mental e saúde bucal. Priorizar o Programa de Saúde da Família, com aumento do número de equipes, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e com ações de vi­sitação dos agentes de saúde e médico domiciliar.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.07 – Combater as carências nutri­cionais.

Orientar e monitorar alimentação e o for­neci­mento de leite. Reduzir a desnutrição, as ca­rências nutricionais e promover a alimentação nos diferentes ciclos de vida. Reduzir a mor­talidade infantil.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.08 – Imple­men­tar a Assis­tência Farmacêu­tica.

Aquisição e distribuição de medicamen­tos. Garantir o acesso da população aos medica­mentos e elevar a disponibilidade de medica­mentos genéricos. Implementar a Farmácia de Manipulação.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.09 – Formação Profissional.

Promover a capacitação profissional atra­vés de treinamentos, reciclagem e cursos de for­mação visando a melhoria da quali­dade dos serviços prestados nas diversas áreas de atua­ção da Secretaria.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.10 – Melhoria da Assistência am­bulatorial, emer­gencial e hospitalar.

Promover o aceso eqüitativo e universal da população aos serviços hospitalares e proce­dimentos ambulatoriais de média e alta com­plexidade, como também os atendimentos de urgência/emergência prestados pelo Pronto Socorro Municipal.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.11 – Reforma da AME e do Centro de Saúde.

Desenvolver a reforma da AME e do Centro de Saúde.

SECRETARIA DA SAÚDE

12.12 – Criação do Banco de Leite Humano e incenti­vos a programas de aleitamento ma­terno.

Atender a centenas de mães e crianças de nosso município, combater a desnutrição, atender as necessidades das crianças doentes, fornecer leite tratado com auto-controle de qualidade, proporcionando, assim melhores condições de saúde para as crianças com proteção contra anemia e assegurando bom crescimento e desenvolvimento infantil.

SECRETARIA DA SAÚDE

 

13 - SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

13.01 - Ampliação e apoio à produ­ção.

Oferecer assistência técnica terceirizada atra­vés de parceria com entidades ligadas à pro­dução

Treinamento através de Órgãos Gover­na­mentais, Fundações e iniciativa privada de profissionais do município, militantes da agropecuária e organizados em Enti­dades vi­sando tecnologias avançadas a se­rem implan­tadas através dos Projetos.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.02 – Apoio à in­fra-estrutura da produção.

Manter e melhorar estradas vicinais atra­vés da melhoria da perenização do leito, das pon­tes, da drenagem das águas pluvi­ais para o escoamento da produção agrí­cola. Ampliar as obras de irrigação.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.03 – Buscar apoio financeiro à agropecuária.

Intermediar a liberação de recursos junto a Órgãos Financeiros, Públicos e Privados para apoio a programas e projetos para investi­mento, custeio e beneficiamento de produtos.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.04 – Apoio a agroindústria e co­mércio agrope­cuá­rio.

Oferecer aos pequenos produtores condi­ções de comercializar seus produtos di­retamente ou através da rede varejista lo­cal ou atacadista regional com facilidade no transporte e entre­posto de venda di­reta.

Possibilitar a instalação de pequenas agroin­dústrias no meio rural.

Possibilitar ao consumidor a aquisição de produtos de boa qualidade, de menor preço, permitindo gerar empregos e re­cursos circu­lando no município.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.05 – Aquisição e Conservação de Equipamentos.

Conservar, ampliar e modernizar equipa­men­tos de informática e mobiliário.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.06 – Serviços de Inspeção Mu­nicipal.

Implementar o Serviço de Inspeção Munici­pal (SIM). Fiscalizar produtos beneficia­dos e processados de origem animal e ve­getal, asse­gurando a qualidade ao consu­midor.

Dar suporte à Vigilância Sanitária (VISA) para fiscalização dos produtos agrícolas co­mercializados destinados ao consumo hu­mano.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.07 – Equipa­mentos e Veículos Pesados.

Conservar, ampliar e atualizar a frota de equipamentos e veículos.

SECRETARIA DE AGRICULTURA

13.08 Implementar ações de preservação e recuperação ambiental.

(Incluído pela Lei nº. 3784/2005)

Implementar ações governamentais visando a preservação e a recuperação ambiental, através do controle de erosões, replantio, reposição de mata ciliar e outras atividades congêneres.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

 

14 - SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.01 – Gerenciar os Serviços de As­sistência Social do Município.

Destinar recursos financeiros para custeio do pagamento de auxílios sociais, instituídos le­galmente, mediante critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Assistência So­cial, bem como, efetuar o acompanhamento dos processos de pagamento destes auxílios.

Executar os projetos de enfrentamento à po­breza, incluindo a parceria com orga­nizações da sociedade civil. Atender às ações assisten­ciais de caráter de emergência. Prestar os serviços assistenciais, priori­zando-se à infân­cia e adolescência em si­tuação de risco pes­soal e social. Atualização do Plano Municipal de As­sistência Social, nos termos das políti­cas Municipais indicada pelo Conselho Muni­cipal de Assistência Social e Conselho Muni­cipal dos Direitos da Criança e do Adoles­cente, tendo em vista a sua gestão plena.

Aprimoramento da Rede Municipal de As­sistência Social, através de uma Pro­posta de Ação Municipal, Projeto para Subvenções às Instituições.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.02 – Plano de Monitoramento.

Execução do Plano de Monitoramento e Avaliação da Rede de Assistência Social, através de um Plano de Trabalho.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.03 – Programa de Renda Mínima.

Aprimorar o Programa de Renda Mínima em conjunto com o Programa Bolsa Es­cola Fede­ral.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.04 – Informa­ti­zação da Secre­taria.

Dotar a Secretaria de condições satisfató­rias de trabalho, viabilizando o controle de suas atividades, bem como das entida­des sociais

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.05 – Trans­porte Escolar.

Elaborar diagnóstico dessa faixa estudan­til para instituir Programa de Transporte Gra­tuito a aqueles que necessitarem.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.06 – Casa Tran­sitória de Menores.

Aprimorar  a Casa Transitória de Meno­res para atendimento por faixa etária.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.07 – Albergue Noturno.

Implementar o Albergue Noturno e/ou manter convênios visando atendimento à população de rua.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.08 – Plano de Assistência Social.

Promover, através do Conselho de As­sistên­cia Social e Fundo Social de Solida­riedade, a elaboração e implantação do Plano de Assis­tência Social.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.09 – Melhoria no atendimento da Rede Municipal de Assistência Social.

Buscar uma melhor adequação do aten­di­mento aos diversos segmentos, em ações conjuntas com as instituições da rede presta­dora de serviços.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.10 – Núcleos de Promoção So­cial.

Incentivar a implantação de Núcleos de Pro­moção Social.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.11 – Equipa­mentos Comunitá­rios.

Promover a implantação, adequação e ampli­ação de equipamentos comunitários.

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.12 – PETI

Instituir o Programa de Erradicação do Tra­balho Infantil através de Convênios

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

14.13 – Programa de Atendimento ao Servidor Mu­nicipal

Promover o acompanhamento sócio-fa­miliar do servidor de baixa renda.

 

SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

 

 

ANEXO III

 

PLANO PLURIANUAL

Período 2002/2005

 

Consolidação Geral dos Objetivos, sendo que os programas a serem previstos no Orçamento Anual, deverão ser compatíveis com os objetivos a seguir elencados.

 

01 - CÂMARA MUNICIPAL

 

01.01 - Reequipar as instalações do Legislativo.

01.02 – Capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem profissional.

01.03 – Realização de Concurso Público e/ou chamamento dos aprovados.

01.04 – Aquisição de livros técnicos pelas Diretorias.

01.05 – Firmar convênios com universidades, entidades acadêmicas e fundações em geral, para promoção de estágio, bem como para desenvolver trabalho técnico-científico.

01.06 – Aquisição, reforma e reparos da frota de veículos.

01.07 – Divulgação das Sessões Plenárias através de radiodifusão e radiotransmissão.

01.08 – Conservação, reforma e reestilização das instalações.

01.09 - Contratação de serviços técnicos especializados de informática.

01.10 -  Ampliação do Edifício-Sede da Câmara Municipal.

01.11 – Estudo de um novo Edifício-Sede da Câmara Municipal.

01.12 – Construção de um novo Edifício-Sede para a Câmara Municipal.

 

02 - CHEFIA DO EXECUTIVO

 

02.01 - Construção e Instalação do Paço Municipal.

02.02 - Reequipar as Instalações do Gabinete.

02.03 - Assistência Social.

02.04 - Assistência Social.

02.05 - Assistência ao Idoso.

02.06 - Assistência ao Deficiente.

 

03 - SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO

 

03.01 - Informações geográficas municipais.

03.02 - Revisar Legislação Específica.

03.03 - Planejamento e Gerenciamento de bairros.

03.04 - Sistema viário urbano e rural.

03.05 - Gerenciamento ambiental.

03.06 - Conservação de energia e recursos naturais.

03.07 - Treinamento e reciclagem profissional.

03.08 - Equipamentos e programas de microinformática.

03.09 - Equipamentos urbano-comunitários.

03.10 - Revitalização do centro.

03.11 - Transporte coletivo urbano.

03.12 - Desenvolvimento industrial.

03.13 - Centro Cívico.

03.14 - Recinto de Exposições.

03.15 - Terminal de Cargas.

03.16 - Malha cicloviária.

03.17 - Desenvolvimento do setor terciário.

03.18 - Patrimônio Histórico.

03.19 - Adequação à nova legislação de trânsito.

03.20 - Reduzir o déficit habitacional e promover remoção de populações de área de risco.

03.21 - Construção de Centro de Convívio para a Terceira Idade.

 

04 - SECRETARIA DA FAZENDA

 

04.01 - Reequipar a Secretaria da Fazenda.

04.02 - Controle interno.

04.03 - Recadastramento Imobiliário e Fiscal.

04.04 - Reciclagem e Treinamento de todo Pessoal.

04.05 - Reforma Tributária.

04.06 - Incremento de Receitas.

 

05 - SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

 

05.01 - Modernizar as Instalações da Secretaria.

05.02 - Reciclar e treinar os Servidores.

05.03 - Reforma Administrativa.

05.04 – CIPA.

05.05 - Saúde do Servidor.

05.06 - Centro de Treinamento.

 

06 - SECRETARIA DA JUSTIÇA E CIDADANIA

 

06.01 - Reequipar e Modernizar as Instalações.

06.02 - Qualificar a equipe técnica da Secretaria.

06.03 - Implementar uma política de defesa da cidadania.

06.04 - Instituir programas de orientação às Secretarias Municipais.

06.05 – Loteamentos.

 

07 - SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

 

07.01 - Vias urbanas.

07.02 - Pólos industriais.

07.03 - Paço Municipal.

07.04 - Casas populares.

07.05 - Novas vias.

07.06 - Novas ciclovias.

07.07 - Galerias de Águas Pluviais.

07.08 - Valas de proteção de encostas.

07.09 - Estações de bombeamento e polders.

07.10 - Próprios municipais.

07.11 - Calçadas e praças.

07.12 - Equipamentos e veículos.

07.13 - Pontes e viadutos.

07.14 - Núcleos para educação, saúde e lazer.

07.15 – Equipamentos.

07.16 - Máquinas e ferramentas para oficina.

07.17 - Fábrica de artefatos de cimento.

07.18 – Informatização.

07.19 – Infra-estrutura municipal de apoio ao portador de deficiência.

 

08 - SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS

 

08.01 - Construção de praças, parques e jardins.

08.02 - Alargamento das calçadas nas vias centrais da cidade com implantação de bolsões de estacionamento.

08.03 - Implantação de Centros de Lazer nos bairros.

08.04 - Conservação e ampliação do Viveiro de Mudas Municipal.

08.05 - Coleta de lixo e limpeza pública.

08.06 - Construção de aterros sanitários.

08.07 - Ampliação e manutenção da iluminação pública.

08.80 - Reorganização do sistema de transportes coletivos.

08.09 - Conservação dos cemitérios e melhoria do sistema de sepultamento.

08.10 - Arborização da cidade.

08.11 - Transporte Complementar.

08.12 - Construção de abrigos para passageiros em vias e logradouros públicos.

08.13 - Municipalização do trânsito.

08.14 – Trânsito.

08.15 - Equipamentos e veículos pesados.

08.16 - Aquisição e conservação de equipamentos.

 

09 - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA

 

09.01 - Construção, reforma e ampliação de prédios escolares do ensino fundamental.

09.02 - Instalação de classes para o Ensino Supletivo.

09.03 - Capacitação e reciclagem do pessoal docente e administrativo.

09.04 - Implantação de centros de estudos para o desenvolvimento de atividades extra-escola­res.

09.05 - Construção, reforma e ampliação de prédios escolares de Ensino Infantil de 0 a 6 anos.

09.06 - Oferta de Assistência alimentar, através da Merenda Escolar, paralelamente ao atendi­mento Educacional na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

09.07 - Criação e instalação do Arquivo Municipal.

09.08 - Realização de obras de proteção e conservação do Patrimônio Arqueológico e Arqui­tetônico do Município.

09.09 - Criação e instalação da Casa do Artista.

09.10 - Gerenciamento das atividades de preservação do patrimônio histórico, cultural, turístico e natu­ral do Município.

09.11 - Manutenção e/ou ampliação do Acervo das Bibliotecas Municipais.

09.12 - Manutenção e ampliação de convênios para transporte escolar e verbas para as es­colas.

09.13 - Manutenção e ampliação de cursos de qualificação e requalificação profissional.

09.14 - Curso pré-vestibular para o 3º Grau.

09.15 - Criação e instalação de um Centro de Atividades Educacionais.

09.16 - Criação e instalação de uma nova Biblioteca Municipal.

09.17 - Apoio à realização de eventos culturais.

 

10 - SECRETARIA DE ESPORTES

 

10.01 - Fundo Municipal de Apoio ao Esporte Não Profissional.

10.02 - Atendimento comunitário.

10.03 - Praças Esportivas.

10.04 - Participação representativa.

10.05 – Eventos.

10.06 – Parcerias.

10.07 - Comunicação e Marketing.

 

11 – SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

 

11.01 - Apoiar o Conselho Municipal de Turismo.

11.02 - Fundo Municipal de Turismo.

11.03 - Projeto “Conheça Guaratinguetá”.

11.04 - Turismo Rural.

11.05 – Eventos.

11.06 - Turismo Religioso.

11.07 - Comunicação e Marketing.

11.08 – Parcerias.

11.09 – Lazer.

 

12 – SECRETARIA DA SAÚDE

 

12.01 - Construir, ampliar e reformar as UBS’s existentes.

12.02 - Adquirir equipamentos ambulatoriais, móveis e utensílios.

12.03 - Melhorar a frota de veículos.

12.04 - Garantir a qualidade dos produtos e serviços sujeitos à Vigilância Sanitária ofertados à população.

12.05 - Ampliar as ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção para combater e controlar surtos, epidemias e agravos inusitados.

12.06 - Criação e implementação de Programas de Saúde e aumento de equipes do PSF.

12.07 - Combater as carências nutricionais.

12.08 - Implementar a Assistência Farmacêutica.

12.09 - Formação profissional.

12.10 - Melhoria da assistência ambulatorial, emergencial e hospitalar.

12.11 - Reforma da AME e do Centro de Saúde.

12.12 – Criação do Banco de Leite Humano e incentivos a programas de aleitamento materno.

 

13 - SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

 

13.01 - Ampliação e apoio à produção.

13.02 - Apoio à infra-estrutura da produção.

13.03 - Buscar apoio financeiro à agropecuária.

13.04 - Apoio à agroindústria e comércio agropecuário.

13.05 - Aquisição e conservação de equipamentos.

13.06 - Serviços de inspeção municipal.

13.07 - Equipamentos e veículos pesados.

 

14 - SECRETARIA DA PROMOÇÃO SOCIAL

 

14.01 - Gerenciar os serviços de assistência social do município.

14.02 - Plano de monitoramento.

14.03 - Programa de Renda Mínima.

14.04 - Informatização da Secretaria.

14.05 - Transporte escolar.

14.06 - Casa Transitória de Menores.

14.07 - Albergue noturno.

14.08 - Plano de Assistência Social.

14.09 - Melhoria no atendimento da Rede Municipal de Assistência Social.

14.10 - Núcleos de promoção social.

14.11 - Equipamentos Comunitários.

14.12 – PETI.

14.13 - Programa de Atendimento ao Servidor Municipal.